7 erros para não cometer na Black Friday

Entenda os erros que você deve evitar para garantir seu sucesso durante o evento

A Black Friday é um evento que promete muito sucesso para os negócios. Porém, algumas práticas podem comprometer os benefícios que a data proporciona.

Para evitar prejuízos, é bom estar por dentro dos erros que podem prejudicar sua empresa nessa data e, assim, evitá-los.

O post de hoje é um alerta para as falhas mais cometidas nesse período. Juntamente a isso, vamos mostrar como iCom age nesse cenário, sendo um grande aliado do empresário. A seguir, os 7 erros mais comuns:

1. Fazer propaganda enganosa

No Brasil isso tem até um nome popular: Black Fraude. O termo é usado para fazer referência à prática de maquiar preços, ou seja, a empresa eleva o preço do produto nos dias que antecedem o evento, para então dar descontos falsos. 

Caso o seu cliente se sinta iludido, dificilmente ele voltará a fazer compras no seu estabelecimento. Por isso, analise sua situação e ofereça descontos reais, condizentes com a sua realidade.

2. Não ter um controle de estoque eficiente

O estoque da empresa precisa estar coerente com a estratégia proposta para Black Friday. Se um freguês compra um produto e depois descobre que está em falta, se decepcionará e não verá sua marca com a mesma credibilidade. Faz parte de um bom serviço suprir as expectativas do cliente, para então, fidelizá-lo.

3. Desconsiderar a experiência do cliente

Assim como o lucro, a experiência do cliente é muito importante para que seu negócio prospere. Conhecer o que seu cliente precisa e quer é fundamental.

4. Ter uma logística bagunçada

 A logística é importante durante todo o processo, desde a origem dos seus produtos até o momento da compra do cliente. A desorganização nesses setores pode prejudicar suas vendas, seus lucros e a sua relação com o freguês.

5. Fazer descontos aleatórios

Planejamentos são necessários na hora de atribuir descontos. É preciso estratégia, para que as promoções sejam vantajosas para seu negócio e para o cliente. Um bom exemplo é aproveitar a Black Friday para liquidar estoques que estão parados há muito tempo.

6. Subestimar o papel das campanhas de marketing

 Os consumidores precisam conhecer seu negócio e suas promoções. É necessário que a divulgação seja direcionada. Isto é, esse trabalho tem que ser personalizado, de acordo com o modelo de negócio, público alvo, etc.

7. Desprezar a inovação

Para poder concorrer com outras empresas na Black Friday é preciso se modernizar e adotar soluções inovadoras. Isso porque, no atual mercado, marcado pela alta competitividade, não se render à tecnologia é ficar ultrapassado.

Conclusão

A Black Friday tem potencial de trazer muitos benefícios ao seu negócio. Mas alguns erros podem fazer com que o resultado seja o contrário, e que sua empresa acabe arcando com uma série de prejuízos. Pensando em minimizar a chance de ter esses problemas, é recomendável a adoção de um ERP.

O iCom é um ERP que tem como proposta otimizar o trabalho empresarial. Na Black Friday, ele é de extrema valia, pois oferece soluções para vários dos problemas listados neste post. 

Algumas das funções proporcionadas pelo software que podem ajudar durante o evento são: 

  • produção de relatórios a partir da realidade da empresa, o que facilita a tomada de decisões estratégicas; 
  • geração de dados de tendência de compra, colaborando para que a empresa forneça o que o cliente precisa; 
  • estoque assertivo e inteligente, garantindo flexibilidade na gestão e no monitoramento do pedido do freguês.

Dessa forma, fica claro que se aliar ao iCom é investir em praticidade, segurança e produtividade. Faça já seu orçamento!

Fontes:
http://www.agentemarketing.com.br/blog/2019/11/5-erros-para-evitar-na-black-friday/
https://www.jornalcontabil.com.br/confira-os-principais-erros-na-black-friday-e-dicas-praticas-para-evita-los/