Como os feriados impactam nas vendas do varejo; confira como evitar a queda nas vendas

As datas comemorativas e os feriados influenciam muito nas vendas, tanto positiva, quanto negativamente. Por isso, é preciso que cada negócio identifique com antecedência essas datas. Assim, é possível fazer um planejamento que evite sofrimentos à empresa nesses momentos.

Os feriados impactam diferentemente cada tipo de negócio. Por exemplo: a Páscoa tende a impulsionar as vendas de chocolate; mas, por outro lado, essa data não colabora com a venda de flores, tal como o Dia das Mães faz.

A Black Friday é um evento que promete muito sucesso para os negócios. Porém, algumas práticas podem comprometer os benefícios que a data proporciona.
Um bom planejamento dribla os riscos dos feriados para os negócios – Foto: Unsplash

Para se ter ideia da influência da sazonalidade nos comércios é válido citar a estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) para 2022: segundo a organização, o montante total das perdas devido aos feriados será de R$17,25 bilhões.

Assim, fica claro que uma empresa pode sofrer muito com os feriados. Porém, há formas de minimizar essas consequências.

Como as empresas podem driblar os impactos negativos dos feriados?

A chave para o sucesso durante feriados é o planejamento estratégico. Com ele as suas chances de ter prejuízos durante as datas comemorativas diminuem significativamente. Isso porque com esse tipo de estratégia é possível prever o que o seu público-alvo espera em cada feriado e, dessa forma, agir estrategicamente para aumentar as vendas.

Além disso, o planejamento traz diversos outros benefícios, como:

  • A empresa fica preparada para o futuro;
  • Os funcionários da empresa ficam alinhados;
  • O negócio fica mais produtivo.

É válido destacar que, quando falamos em feriados, um bom planejamento estratégico vai selecionar aquelas datas em que valem a pena se dedicar e investir esforço. Isto é, algumas datas fazem sentido para algumas empresas, enquanto que para outras não.

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Entender o público-alvo é a chave para o lucro – Foto: Unsplash

Tendo em mente quais feriados compensam ser tratados de forma especial, é hora da empresa colocar no planejamento as ações a serem desenvolvidas. Aqui vale:

  1. definir quais vantagens podem ser oferecidas, como: cupons de descontos, promoções, frete grátis, etc.;
  2. estabelecer a campanha de divulgação e a precificação dos produtos e serviços;
  3. instaurar a logística e o estoque necessários.

A lição que fica é: um planejamento estratégico é uma ótima forma de enfrentar a sazonalidade. Quem se planeja para lidar com os feriados sai na frente daqueles que simplesmente esperam as datas chegarem.

Como montar um bom planejamento estratégico?

Um bom planejamento estratégico costuma levar em conta algumas questões, como as seguintes:

Perfil do público-alvo:

É preciso conhecer o cliente para poder oferecer as soluções que ele busca. Ou seja, sabendo quem vai consumir o seu produto ou serviço é possível direcionar suas ações;

Comunicação:

Um bom planejamento inclui medidas voltadas à comunicação. Isso ajuda a estabelecer uma boa imagem, além de ser uma forma de criar proximidade com o cliente e informá-lo sobre eventuais promoções, descontos, etc.

Outros pontos bem-vindos num planejamento estratégico são análises de concorrentes, monitoramento constante do plano, entre outras medidas.

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